Você está em:

TEIAS MANGUINHOS

O Teias-Escola Manguinhos é uma iniciativa de cogestão da saúde em Manguinhos/Rio de Janeiro, tendo como base um contrato celebrado entre a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS RJ) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) / Fiocruz, por meio de sua fundação de apoio – Fiotec, a partir de dezembro de 2009.

Por esse contrato, a gestão da atenção primária de saúde adota o modelo preconizado pela Estratégia de Saúde da Família como acesso preferencial ao sistema de saúde local. Um dos primeiros resultados desse programa foi a ampliação da cobertura de atendimento para 100% da população residente no território, favorecendo acesso humanizado e qualidade do cuidado à saúde através da sua integração às redes de atenção à saúde.

A população de cerca de 37.000 pessoas é atendida por treze equipes de saúde da família, cinco equipes de saúde bucal, distribuídas nos espaços da Clínica da Família Victor Valla (6) e do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (7), complementado por um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma Equipe de Consultório na Rua (ECR) e duas Academias Cariocas da Saúde.

Em 2016, foi inaugurado o Centro de Assistência Psicossocial Carlos Augusto da Silva (Magal) – CAPSII Magal, voltado para pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidades, das áreas de Manguinhos, Maré, Benfica e Tuiuti (AP 3.1). Da mesma forma, com perspectiva regional, integra esses equipamentos uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, como retaguarda das unidades básicas e abertura para atendimentos de urgência e emergência para população dos bairros circunvizinhos de Benfica, Jacaré, Bonsucesso, Mangueira, São Cristóvão, entre outros.

O Teias-Escola Manguinhos, para além da busca uma integração da rede estrutural dos serviços e ações de atenção, promoção e prevenção em saúde, incorpora em sua concepção, os componentes da produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, ensino e pesquisa, componentes relacionados com a missão institucional da Fiocruz, de contribuir para o enfrentamento de grandes desafios do SUS no país.