Você está em:
Voltar

Laboratório de Palinologia

Centro / Departamento:Departamento de Endemias Samuel Pessoa

Contato:Sérgio Augusto Miranda Chaves - Telefone: (21) 2598-2666

Nosso grupo de pesquisa busca a integração de dados ecológicos pretéritos e sobre a origem e a evolução das doenças parasitárias desde períodos pré-históricos. Assim, desenvolvemos pesquisas visando estudos e levantamentos da biodiversidade atual e passada, em seu processo evolutivo natural e antrópico. Estudos conjuntos sobre parasitos, análises polínicas e resíduos de dieta resultam em publicações científicas nacionais e internacionais (artigos, livros, teses, monografias, apresentações em Congressos, entre outros). Articula-se fortemente com o grupo de Pesquisa de Paleoparasitologia da ENSP.

Estamos também iniciando pesquisas aplicadas na área da Palinologia Forense, buscamos o desenvolvimento de um sistema computacional para a identificação, contagem e o rastreamento de grãos de pólen, sistema esse que auxiliará nos estudos relacionados à palinologia forense e na elucidação de investigações criminais. Esta ferramenta irá também acelerar os resultados das diagnoses polínicas e nas investigações dos fatores ambientais responsáveis por processos alérgicos.

Desenvolvemos também investigações em parceria com outros laboratórios da Fiocruz, notadamente do Instituto Oswaldo Cruz, do Departamento de Ciências Biológicas da ENSP e de instituições em outros países.  Citamos algumas cooperações com instituições afins: Fundação Museu do Homem Americano; Universidade do Nebraska; Instituto de Paleontologia Humana de Roma (Itália); Universidade de Coimbra (Portugal); Museu Nacional/UFRJ; Universidade Federal do Piauí e Universidade Federal do Ceará.

Os pesquisadores orientam alunos de Vocação e Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. É também campo de estágios de pós-doutoramento.

 

 * Lista de alguns ensaios realizados:

- Análise polínica de sedimentos arqueológicos;

Análise polínica de méis;

- Análise polínica de sedimentos aéreos atuais (fenologia);

Análise de sedimentos/amostras - Palinologia Forense; 

- Análise de sedimentos visando a reconstituição paleoambiental.