Você está em:

Acreditação

A acreditação é uma metodologia de avaliação externa da qualidade dos estabelecimentos de Saúde, que consiste em um sistema de verificação para determinar a conformidade com um conjunto de padrões e recursos institucionais (as estruturas, os processos de cuidado e os resultados obtidos). Existem três instituições atuando como acreditadoras no Brasil: a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a Joint Commission International (JCI) e a Canadian Council on Healthcare Services Accreditation.

A primeira unidade da Fundação Oswaldo Cruz a receber o selo de acreditação foi o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em outubro de 2011. Em 2012, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), tornou-se a primeira unidade de atenção primária no mundo a receber a certificação da comissão internacional. Em todos esses casos, a acreditação foi concedida pela JCI.

Nesse processo de melhoria contínua, em 2017 a Fundação Oswaldo Cruz escolhe a ONA como nova instituição acreditadora, por estar mais adequada a legislação nacional e ao momento e processos da qualidade priorizados pela Fundação. As normas que regem a acreditação desta comissão avaliadora estimulam a melhoria contínua, sistemática e organizacional no desempenho dos processos e, por consequência, nos resultados do atendimento ao paciente. Na ENSP, atualmente o CESTEH e o CRPHF preparam-se para pleitear o reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados, em 2019. O CSEGSF está com o apoio de consultoras externas para dinamizar o processo na unidade e avaliar a pertinência da submisão a acreditação a médio prazo.