Biorrepositórios
A homologação da Resolução n° 441/2011, do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, que regulamenta o armazenamento de material biológico humano para fins de pesquisa, orienta a necessidade de se constituir biorrepositórios em pesquisa na ENSP.
Os biorrepositórios são reservatórios de curta duração, cujos materiais são utilizados em pesquisas específicas, sob responsabilidade e gerenciamento do pesquisador. Os materiais devem ser utilizados, conforme normas técnicas, éticas e operacionais pré-definidas, sob responsabilidade e gerenciamento institucional, sem fins comerciais.
Em conjunto com a Vice-Direção de Pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa, foi iniciado o diagnóstico de situação dos materiais biológicos humanos processados na Escola, através de levantamentos estruturados em formulário de armazenamento de material biológico humano junto ao grupo de pesquisadores da Escola. As informações geradas serão a base para a implantação das diretrizes vinculadas a regulamentação dos materiais biológicas na Escola.