Você está em:
Voltar

Laboratório de Parasitologia Ambiental

Centro / Departamento:Departamento de Ciências Biológicas

Contato:Raimundo Wilson de Carvalho | E-MAIL: raimundo.carvalho@fiocruz.br | Tel: (21) 2088-3606

Pesquisas referentes à avaliação da transmissão de patógenos a partir da presença de formas evolutivas destes em matrizes ambientais e, eventualmente, em amostras fecais humanas e de animais, estabelecendo indicadores da qualidade sanitária de coleções hídricas destinadas ao consumo humano e de outros animais, de recreação e de alimentos de origem animal e ambiental. Investigação da presença de organismos infecciosos e infestantes presentes nos solos peridomiciliares, de praças, parques e praias. Diagnóstico e identificação desses organismos, garantindo o monitoramento de potenciais fontes de infecções e proporcionando condições para o aperfeiçoamento dos métodos de controle e profilaxia. Estudos taxonômicos, ecológicos e morfológicos de ectoparasitos vetores biológicos e mecânicos de uma série de agentes patogênicos causadores de importantes zoonoses, enfatizando o tombamento desses espécimes, principalmente dos representantes das Ordens Diptera (culicídeos e tabanídeos), Siphonaptera e Acaro mesoestigmata em coleção entomológica, ora em desenvolvimento. 

 

PESQUISA

 

ÁREAS DE PESQUISA

Entomologia, Biologia de Vetores e Reservatórios de agentes infecciosos

LINHAS DE PESQUISA

Taxonomia, genética e ecologia de vetores e reservatórios.
Controle de vetores e reservatórios

 

ÁREAS DE PESQUISA

Parasitologia

LINHAS DE PESQUISA

Pesquisa e estudo da diversidade de parasitos através de identificação, análise genética e tipagem molecular, taxonômica e filogenética; genética populacional
Pesquisa sobre animais marinhos e duceaquícolas para identificação de agentes zoonóticos
Fonte: https://portal.fiocruz.br/documento/areas-e-linhas-de-pesquisa

 

PROJETOS EM ANDAMENTO
2023-Atual. Mamíferos marinhos como indicadores cronológicos das mudanças climáticas: O que os dentes nos revelam.
2022-Atual. Handbook of the Mammals of Middle and South America: Cetacea and Sirenia.
2022-Atual. How many Amazon river dolphin species are there? ?Capturing? genomic and morphological evidence to clarify the Inia?s taxonomy to help their conservation.
2020-Atual. Endossimbiontes de ectoparasitos de pequenos roedores e didelfideos com potencial risco à saúde pública enzooticos no Estado do Rio Grande do Sul.
2019-Atual. Estudos sobre a morfologia externa e interna de sifonápteros ropalopsylídeos (Siphonaptera: Rhopalopsyllidae) e Pulicídeos (Siphonaptera: Pulicidae) e seus significados na transmição vetorial de patógenos.
2019-Atual. Padrão epidemiológico da febre amarela no estado do Rio de Janeiro, Brasil no bienio 2017 - 2018: fundamentos da epizootia e do surto entre humano.
2018-Atual. Monitoramento das leishmanioses nas Regiões da Costa Verde e do Vale do Médio Paraíba, RJ.
2017-Atual. Desenvolvimento de coleção de sifonápteros no Laboratório de Ixodides a partir dos exemplares recebidos de todo território brasileiro.