Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses Angela Maria Werneck
Centro / Departamento:Centro de Referência Professor Hélio Fraga
Contato:Fátima Moreira Martins - Telefone: (21) 2448 - 6872
O Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses Angela Maria Werneck apoia tecnicamente os Laboratórios Centrais de Saúde Pública dos Estados (LACENs) realizando complementação diagnóstica através de exames de alta complexidade. Realiza também a confirmação dos casos de tuberculose multirresistentes, a identificação de espécies de micobactérias não causadoras de tuberculose.
Executa os exames de cultura, identificação e teste de sensibilidade. Para identificação de espécies micobacterianas são utilizados os métodos fenotípicos e moleculares tais como testes bioquímicos, PCR- PRA, sequenciamento genético. O teste de sensibilidade é realizado pelo método automatizado MGIT frente às drogas de primeira linha (isoniazida, rifampicina, etambutol e estreptomicina) e às drogas de segunda linha como ofloxacin, amicacina, Kanamicina, capreomicina e outras.
Desempenha atividades visando garantir a confiabilidades dos resultados dos exames utilizados no diagnóstico e controle da tuberculose e das micobacterioses realizados pelos LACENs. Entre estas atividades destacamos assessorias e visitas técnicas, realização de cursos e treinamentos técnicos e gerenciais. Participa de ensaios de proficiência de teste de sensibilidade promovido pela OPAS/OMS e também organiza e distribui este ensaio para os LACENs.
Adquire, produz e distribui insumos estratégicos para a rede de vigilância laboratorial da tuberculose como o intuito de padronizar e garantir a qualidade dos exames realizados no país.
Desenvolve projetos de pesquisa, atividades de ensino, cooperação técnica e ações de vigilância epidemiológica visando a disseminação de conhecimentos e apoio aos gestores nacionais.