Você está em:
Voltar

Laboratório de Vetores

Centro / Departamento:Departamento de Ciências Biológicas

Contato:Janaína Pinho da Silva - Telefone: (21) 2598-2580

O laboratório tem como missão principal contribuir para mitigar os problemas nacionais relacionados com os bioagentes causadores de agravos de importância em saúde pública transmitidos por vetores, em particular, insetos. Atua na pesquisa da biologia, epidemiologia e vigilância dos vetores da dengue, Zika, chikungunya e febre amarela, em particular o Aedes aegypti, com foco no controle alternativo através do método do manejo ambiental considerando os aspectos históricos, sociais e ambientais nacionais. Nesse sentido, procura contribuir com análises críticas e propositivas para as políticas nacionais, utilizadas ou propostas, dos programas de controle de vetores, sobretudo buscando ações de controle factíveis para o contexto urbano brasileiro. E, no âmbito da vigilância dos vetores, empreende pesquisas com o diagnóstico molecular dos vetores das leishmanioses e arboviroses.

O Laboratório de Vetores do DCB/ENSP conta com três pesquisadores, dois doutores e um com mestrado, e experiente corpo técnico. Atua na pós-graduação assim como na formação continuada de profissionais envolvidos, no âmbito do SUS, nos serviços de controle de vetores das secretarias de saúde.

O laboratório tem especial tradição em atuar nos trabalhos de campo, seja em áreas endêmicas ou em áreas experimentais, no entendimento que é na realidade do campo que importantes questões podem ser observadas e estudadas. O laboratório tem histórico de investimento em cooperações com outros laboratórios do DCB e da ENSP (como o Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental), da FIOCRUZ, como IOC e Biomanguinhos, ou de instituições externas como a Marinha do Brasil.