Você está em:
Voltar

Laboratório de Paleoparasitologia Eduardo Marques

Centro / Departamento:Departamento de Ciências Biológicas

Contato:Shênia Patrícia Corrêa Novo - Telefone: (21) 2598-2587.

Missão: As pesquisas realizadas pelo Laboratório de Paleoparasitologia Eduardo Marques contribuem para o esclarecimento da origem e evolução das infecções e doenças parasitárias desde os períodos pré-históricos. A busca de resíduos de dieta é também realizada para a melhor compreensão do paleoambiente, associando-se esses resultados aos resultados pealeoparasitológicos. Os estudos realizados por profissionais e alunos do Laboratório de Paleoparasitologia Eduardo Marques resultam em publicações científicas, como: artigos, capítulos de livros, monografias, dissertações, teses, dentre outros.

 

Área de atuação: As pesquisas realizadas pelo Laboratório de Paleoparasitologia Eduardo Marques são de relevante importância para a saúde pública, uma vez que, possibilitam uma melhor compreensão do cenário atual no que diz respeito às infecções e doenças parasitárias, através do esclarecimento das relações parasito-hospedeiro-ambiente, buscando sempre traçar possíveis caminhos de dispersão dos parasitos e seus hospedeiros. Os resultados obtidos também contribuem para o esclarecimento da origem e evolução das infecções e doenças parasitárias, com o diagnóstico de formas imaturas e a recuperação de material genético parasitário antigo.

 

Atividades: O Laboratório de Paleoparasitologia Eduardo Marques realiza o diagnóstico de formas imaturas de parasitos intestinais (ovos e larvas), assim como o diagnóstico de fragmentos de DNA parasitário e a busca macro e micro de vestígios alimentares. São analisadas amostras de coprólitos (fezes conservadas naturalmente pela dessecação ou mineralização), tecidos moles (órgãos e cavidades), tecidos ósseos, sedimentos coletados de cavidades de corpos esqueletais e sedimentos de latrinas. As técnicas aplicadas para os diagnósticos vão desde a microscopia óptica – para diagnóstico das formas imaturas; até técnicas de biologia molecular – para o diagnóstico de fragmentos de DNA antigo parasitário e técnicas de imunodiagnóstico – para o diagnóstico de antígenos e anticorpos parasitários.

O Laboratório também desenvolve orientação de alunos desde a modalidade do Programa de Vocação Científica ao Stricto sensu (mestrado e doutorado); participação em eventos científicos (congressos, simpósios e outros) e desenvolvimento de projetos com a colaboração de diferentes Instituições Científicas, Universidades e pesquisadores, no âmbito nacional e internacional.