Você está em:
Voltar

Laboratório Ecologia Gustavo de Oliveira Castro

Centro / Departamento:Departamento de Endemias Samuel Pessoa

Contato:Marcia Chame - Telefone: (21) 2598-2566.

O Laboratório dedica-se a estudar a ecologia de parasitos intestinais da fauna de animais brasileiros, especialmente, e suas relações com as mudanças ambientais e evolutivas como apoio aos programas de conservação da biodiversidade, vigilância da emergência e reemergência de zoonoses e ainda aos estudos da Paleoparasitologia. Utiliza métodos indiretos na busca de parasitos intestinais e componentes alimentares, de modo a identificar indicadores biológicos das pressões ambientais ao longo do tempo.

Organizou a Coleção de Fezes Recentes de Animais que guarda amostra de fezes de animais domésticos e silvestres de diferentes estados brasileiros que são utilizadas em diversos estudos e formação de recursos humanos.

 

Área de Atuação:

 - Identificação de formas embrionárias de parasitos intestinais encontrados em fezes e sedimentos;

 - Modelagem da distribuição de espécies e ocorrência de oportunidades ecológicas para estabelecimento, emergência e reemergência de zoonoses.

 

Atividades:

 - Orientação de alunos desde a modalidade do Programa de Vocação Científica ao stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e pós-doutorado;

 - Pesquisas interdisciplinares na área de parasitologia, biodiversidade, arqueologia, paleontologia e modelagem matemática;

 - Diagnóstico microscópico de formas embrionárias de helmintos e molecular em parceria com outras Instituições;

- Trabalhos de campo;

 - Curadoria da Coleção de Fezes Recentes de Animais que apoia estudos de ecologia de parasitos e paleoparasitológicos.